Blog sobre Iluminação, Arquitetura, Design

Pavilhão de vidro

In Efeitos de iluminação on 22 de setembro de 2010 at 6:37

Obra  de Steve Hermann, mais conhecido por fazer obras na área de Beverly Hills para celebridades.  O Pavilhão de vidro está contido num terreno de 3 hectares, e sua privacidade é garantido pelas densas árvores ao redor. O que desta forma também faz com que o morador se integre a esse universo bucólico. É uma casa que nos lembra muito a Casa de Vidro de Mies van der Rohe. E neste momento vamos focar no projeto de iluminação desta casa que ficou muito interessante.

Uma fachada cênica e pontual, para esse tipo de efeito pode-se usar lâmpadas dicróica de 36Graus e sem filtro, para que o facho de luz fique marcado e concentrado.

Para a elevação do platô foi utilizado uma iluminação mais pontual, onde os pontos de luz estão marcando o gramado, outra solução interessante para iluminar essa plataforma é talvez uma fita de LED em toda a extensão, deixando uma luz mais uniforme e linear.

Nesta parede, para valorizar o revestimento a iluminação inverteu, ela vem de baixo para cima, os famosos up-lights que podem também serem usados com lâmpada PAR 20 ou mesmo LED de potência.

Ao fundo da garagem também foram usados up-light para valorizar o revestimento de madeira.

Um idéia diferente e interessante de iluminar a escada, o guarda corpo é um volume afastado da parede e foi utilizado uma iluminação também pontual jogando luz para cima, neste caso uma lâmpada de grau bem fechado, neste caso poderias ser algo de 8 graus. O grande cuidado que temo de ter na hora de propor algo desse gênero, é analisar bem a altura e a direção da luz, para que o usuário que estiver descendo ou subindo a escada não acabe ofuscando no olhar.

Corredor com um rasgo de luz, com lâmpada fluorescente comportando como a luz geral, e alguns pontos em que não conseguimos ver muito o efeito por conta da claridade no local é os ponto de dicróica direcionando para os quadros.

Rasgo no gesso como luz geral e também iluminação pontual direcionando para os armários e bancada de refeição.

Na foto podemos identificar ao canto da direita, um balizador, esse tipo de iluminação em quartos e corredores é muito interessante, pois pode-se deixar ligado a noite, circular pela casa sem ter que ligar toda a iluminação geral e de repente despertar o sono. Pois iluminação de balizador é como o próprio nome diz, é para balizar caminho, e não iluminar propriamente.

Na iluminação do banheiro, a bancada ficou bem privilegiada, com iluminação de dicróica no teto e mais arandelas na horizontal acoplado ao espelho, clean e funcional.

Fonte das imagens nos sites: Design Milk e Steve Hermann Design.

Deixe um comentário