Blog sobre Iluminação, Arquitetura, Design

Luminárias Lúdicas (segunda parte)

In Iluminação on 3 de fevereiro de 2010 at 14:20

Lúdico = Relativo a jogo, brinquedo, diversão. (Dicionário da Língua Portuguesa)

E ai vai a segunda parte das luminárias lúdicas encontradas.

Luminária Kugel – Lampe por Verner Panton, 1969.

“Há um sentido festivo, de prazer e juventude características da sensibilidade pop que ele explorou e exprime de uma forma muito eficaz. Igualmente sedutor é o aspecto orgânico, cheio de doçura, deste e de outros chandeliers de Panton, desafios anti modernistas que tiveram a sua expressão cinematográfica em certos décors de Barbarella. Fonte: Livro 1000 Lights.

Luminária Sinerpica por Michele de Lucchi, 1978.

Essa luminária não foi criada com utilidade precisa, mas sim um sarcasmo e uma peça cheia de humor. O nome Sinerpica é uma piada em italiano que significa: ‘ela trepa’, fazendo da luminária uma ligação com as plantas trepadeira. Fonte: Livro 1000 Lights.

Luminária Tahiti por Ettore Sottsass, 1981.

O designer Sottsass procurou desenhar uma peça que fosse atemporal, ela representa uma sártira contra o chique, a moda e o pretencionismo. Peça produzida pela Memphis.

Luminária Ashoka por Ettore Sottsass, 1981.

“Ettore Sottsass insegura-se contra a rigidez dos modernistas que procuravam uma determinada solução independentemente do problema. Para ele, pôr as coisas em causa era um modo de vida. Sottsass comparava a a tarefa de um desenhista a um processo de notas de viagem, ou a sugestão de possibilidades temporárias: <<figuras momentâneas e provisórias que podem ser examinadas ao longo do imenso, louco e insensato percurso da História>>”‘. Fonte: Livro 1000 Lights.

Luminária Scaragoo por Stefan Lindfors, 1988.

<<Vamos brincar? Então, brinca! Ou fazes um brinquedo ou não fazes.>> (Stefan Linfors)

Construída de alumínio esmaltado, aço e plástico sobre o betão, a peça tem altura de 82cm.  A luminária em forma de inseto tem multiplas funções e é ativada pelo toque. Essa foi umas das criações escandinavas pós-modernistas mais célebres, editado e fabricado pelo Ingo Maurer em 1990.  Scaragoo é uma luminária funcional e também uma obra de arte.

Luminária One from the heart por Ingo Maurer, 1989.

Feita de metal, plástico e espelho de vidro ajustável, a peça mede 95cm de altura. Essa luminária é uma das criações históricas de Ingo Maurer nos anos 80. Foi umas das primeiras luminárias equipadas com o sistema Touch Tronic, ou seja, um simples toque liga ou desliga a luminária, e um toque prolongado permite o ajuste da quantidade de luz necessária.

Luminária Birdie Birdie’s Nest por Ingo Maurer.

Essas trazem um pouco de romantismo e poesia para ao ambiente. As lâmpadas incandescentes e as asas com pena de ganso deixa a peça mais charmosa. Bem, mas como sabemos que as incandescentes serão extintas o mais indicado então é usar a incandescente  halógena Energy Saver, que economiza energia elétrica e mantém a originalidade da peça.

Luminária Horse por Front Design da Moooi, 2006.

Com dimensões de 210×230 cm aproximadamente, a peça deixa o ambinete mais descontraido e divertido. A luminária é feita em poliéster e está disponível na cor preto.

Luminária Rabbit por Front Design da  Moooi, 2006.

Moooi é uma injeção de humor, quem entrar no site irá sentir essa presença, no layout e na coleção. O abajur Rabbit faz parte de uma colção animal que a Moooi lançou, nesta linha temos o cavalo (com imagem acima), o coelho que serve de luminária, e o porco que serve como mesa de centro para sala.

Luminária Smoke por Maarten Baas da Moooi, 2002.

Um lustre bem humorado e criativo, sua estética final é apresenta-lá como se tivesso pego fogo na luminária. E sim! A luminária teve um tratamento em chamas para que proporcionasse esse visual, e ficou espetacular.

Anúncios
  1. Juuu, querida amiga, to me atualizando no seu site! ta demais, to adorando.. que engraçado lembrar de algumas dessas coisas “ao vivo”! parabéns demais!

  2. That’s an impressive design!

    Their details reminds me two companies I found the other day, Boca do Lobo and Delightfull. Their furniture designs are like art pieces: http://www.bocadolobo.com/ and http://www.delightfull.eu/ .

    Love your Blog! Keep posting!

  3. Bom post…gostei especialmente do projecto de Ingo Maurer e Moooi!
    Acho que ambos os designers têm projectos bastante interessantes, mas gostei principalmente do trabalho de Ingo Maurer com os Budas, achei bastante criativo e diferente.

    Deixo a dica para verem o trabalho da DELIGHTFULL, têm projectos bastante interessantes.

    http://www.delightfull.eu
    http://www.youtube.com/DelightfullLighting

    Espero que gostem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: