Blog sobre Iluminação, Arquitetura, Design

Detalhe de gesso no projeto luminotécnico_01

In Efeitos de iluminação on 25 de abril de 2012 at 9:04

Já foi ao ar neste blog um post sobre detalhes de gesso, e hoje fiz mais uma coletânea de projetos que exploraram muito o uso do gesso e recursos com iluminação indireta, vamos ao que interessa?

Kwanpen Boutique por BETWIN Space Design.

O conceito de espaço é seria de uma “Galeria”, onde os elementos decorativos são o centro de interesse, e os clientes se sintam como se estivessem olhando para obras de arte. Os produtos destacam-se nas caixas de exibição das paredes em uma inundação de luz.

Para entregar o senso de galeria-alike, ele foi projetado para minimizar os elementos de design e cores, e sim somente os produtos terem destaque.

 

Fonte das imagens site: Dezeen.

Fonte da imagem site: Assim eu gosto.

Neste ambiente acima, no home foi realizado desenhos geométricos com retângulos, tratando como rasgos com iluminação indireta. Assim você mantém o ambiente iluminado de forma homogênea e indireta.

Fonte da imagem site: Assim eu gosto.

Já neste espaço gourmet foi utilizado do recurso de sanca com iluminação indireta e as demais luminárias não no frame, representando apenas um recorte no gesso. Desta forma trás mais leveza do que as luminárias com moldura, porém para esse tipo de luminária é preciso de um ótimo eletricista para fazer a instalação, pois esse tipo de luminária é chumbada no gesso, e precisa que fique com um perfeito acabamento para trazer a beleza proposta, caso contrário o resultado pode ficar bem insatisfatório.

Fonte da imagem site: Assim eu gosto.

Neste ambiente temos vários recursos proposto com a ajuda do gesso, além das luminárias serem também no frame, foi feito uma sanca divergente no cortineiro, com a intenção de lavar o tecido de luz. Próximo ao espaço gourmet foi feito um sulco que pode ser 2 ou 3 centímetros e depois distribuído vários pontos de luz, que neste caso pode-se usar embutidos com lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas halopins ou mesmo a dicróica. Se for com dicróica, com filtro fosco a iluminação fica mais difusa e se for sem o filtro uma iluminação mais pontual.

Fonte da imagem site: Assim eu gosto.

Fantástica solução para iluminação do home. O detalhe do painel em preto que vem da parede até o teto pode ser feito em marcenaria como também gesso, vai da criatividade. A proposta ficou muito interessante, o preto deixou o ambiente mais intimista, colocou-se uma iluminação indireta na parte linear do painel, uma iluminação focal no centro de mesa, duas arandelas nas laterais do painel, pois assim você pode apagar todas as luzes do ambiente e deixar só arandela acesa para poder se balizar no ambiente. E duas luminárias de piso atras do sofá que pode também servir de uma ambiente agradável para leitura.

  1. […] gosto de apresentar aqui no blog soluções com gesso, que você pode conferir nos seguintes post: Detalhe de gesso no projeto luminotécnico_01 e Detalhe de […]

Deixe um comentário